top of page

Como amenizar as quedas de cabelo e tentar evitar a calvície

  • Foto do escritor: Zeitgeist - Viva seu momento
    Zeitgeist - Viva seu momento
  • 22 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de jul. de 2023



Amenizar queda de cabelo
foto: Acervo Wix

A calvície é a perda excessiva ou a ausência de cabelos na cabeça. Ela pode ter origens genéticas, hormonais, inflamatórias, infecciosas, nutricionais ou até mesmo emocionais. Isso mesmo, o estresse pode contribuir para a queda dos fios!


Mas como isso acontece? Bom, os cabelos são formados por células que se multiplicam na raiz e produzem uma proteína chamada queratina. Essa proteína é responsável pela resistência e elasticidade dos fios. Quando há algum desequilíbrio no organismo, seja por doenças, medicamentos, alterações hormonais ou deficiências nutricionais, as células capilares podem ser afetadas e diminuir a produção de queratina. Isso faz com que os cabelos fiquem mais fracos, quebradiços ocasionando a queda de cabelo mais facilmente.


Além disso, a calvície também pode estar relacionada a problemas nos órgãos do corpo humano. Por exemplo, o couro cabeludo pode ser atingido por fungos, bactérias ou vírus que causam infecções e inflamações. O sistema imunológico pode atacar os folículos capilares e provocar alopecia areata, uma doença autoimune que causa falhas circulares no cabelo. O fígado pode estar sobrecarregado de toxinas e prejudicar a saúde dos fios. A tireoide pode estar funcionando de forma inadequada e alterar os níveis de hormônios que influenciam no crescimento capilar. E assim por diante.


Então, o que fazer para evitar ou tratar a calvície ou amenizar a queda de cabelo?

Bom, o primeiro passo é procurar um médico dermatologista para fazer um diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para cada caso. Pode ser necessário usar medicamentos, loções, shampoos ou até mesmo fazer cirurgias ou implantes capilares.


Mas além disso, existem algumas dicas naturais que podem ajudar a prevenir e combater a queda de cabelo. Uma delas é usar alecrim e óleo de rícino no couro cabeludo. Esses dois ingredientes têm propriedades estimulantes, anti-inflamatórias, antifúngicas e antioxidantes que favorecem a circulação sanguínea, a nutrição e a regeneração dos folículos capilares.


Para fazer essa receita caseira para amenizar a queda de cabelo


- 2 colheres de sopa de alecrim seco

- 1 xícara de água fervente

- 2 colheres de sopa de óleo de rícino


Modo de preparo:


- Coloque o alecrim na água fervente e deixe em infusão por 10 minutos.

- Coe o líquido e misture com o óleo de rícino e espere esfriar.

- Aplique essa solução no couro cabeludo massageando suavemente.

- Deixe agir por 30 minutos e depois lave os cabelos normalmente.


Repita esse procedimento duas vezes por semana e observe os resultados!


Obs: Você também pode fazer sem o óleo de rícino e aplicá-lo diariamente sem enxágue preferencialmente 2 vezes ao dia. Lembrando que estas informações são baseadas em estudos em andamento e sua aplicação e resultados finais ficam por conta e risco de cada um que experimentar.



E aí, gostou das dicas? Espero que sim!


Seu comentário ou sugestão sobre esse tema é bem-vindo, deixe-o abaixo. E não esqueça-se de compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais e inscrever-se em nossos canais ou newsletter! Até a próxima!




 
 
 

Comentários


bottom of page