O café, o chá preto e o chá mate fazem bem ou mal?
- Zeitgeist - Viva seu momento
- 2 de ago. de 2023
- 4 min de leitura
Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre um assunto que interessa a muita gente: saúde. E para isso, vamos relacionar o consumo de três bebidas muito populares: o café, o chá preto e o chá mate fazem bem ou mal para a nossa saúde? E será que elas têm alguma influência na nossa longevidade? Vamos descobrir!

O café, o chá preto e o chá mate (chimarrão também está incluso) são bebidas que contêm cafeína, uma substância que tem efeito estimulante no nosso organismo. Ela ajuda a combater o cansaço, a melhorar a atenção, a concentração e o raciocínio, além de ter um efeito termogênico, que acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura.
Por isso, muitas pessoas consomem essas bebidas para ter mais energia e disposição no dia a dia, e também para auxiliar no emagrecimento.
Mas os benefícios dessas bebidas não se limitam à cafeína. Elas também são ricas em antioxidantes, como as catequinas e os polifenóis, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres e a reduzir a inflamação no organismo. Esses antioxidantes também têm um papel importante na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, colesterol alto, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares.
Além disso, essas bebidas também contêm vitaminas e minerais, como vitaminas do complexo B, C, E, K, cálcio, magnésio, potássio, ferro e zinco, que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo e fortalecem o nosso sistema imunológico.
Mas será que esses benefícios se refletem na nossa longevidade? Será que as pessoas consome essas bebidas vive mais? Bom, não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois a longevidade depende de vários fatores, como genética, alimentação, estilo de vida, hábitos saudáveis, entre outros. No entanto, alguns estudos sugerem que sim, que o consumo moderado dessas bebidas pode estar associado a uma maior expectativa de vida.
Um exemplo disso é a rainha Elizabeth II da Inglaterra, que viveu até os 96 anos e era uma grande apreciadora de chá preto. Ela costumava tomar pelo menos uma xícara por dia, sempre com um pouco de leite. Talvez, esse era dos seus segredos para manter a saúde e a longevidade.
Outro exemplo é o povo japonês, que tem uma das maiores longevidades do mundo. Eles consomem muito chá verde e chá preto (conhecido como kocha, nome científico Camellia Sinensis), que são ricos em antioxidantes e têm propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.
E no Brasil, temos o chá mate (ou chimarrão), que é uma bebida típica do sul do país e também muito consumida em outras regiões. O chá mate tem benefícios semelhantes aos do chá preto e do café, mas também se destaca por facilitar a digestão, desinflamar o intestino, limpar a pele e ajudar a controlar a diabetes.
E o café? Bom, o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo. Ele também tem muitos benefícios para a saúde, como melhorar o humor, aumentar a produtividade, prevenir doenças neurodegenerativas e proteger o fígado. Alguns estudos indicam que o consumo diário do café pode reduzir consideralmente o risco de morte por diversas causas como por problemas cardiovasculares e derrames cerebrais.
Mas atenção: nem tudo são flores. O consumo excessivo dessas bebidas pode trazer alguns problemas para a saúde. A cafeína pode causar insônia, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, taquicardia, palpitações e gastrite. Os taninos presentes nos chás podem interferir na absorção de ferro e cálcio, podendo causar anemia e osteoporose. E o café pode manchar os dentes, aumentar a pressão arterial e provocar dependência.
Por isso, para obter a resposta se o café, o chá preto e o chá mate fazem bem ou mal você precisará levar em consideração consumir essas bebidas com moderação e equilíbrio, respeitando a sua tolerância e as suas preferências. E claro, sempre consultar o seu médico ou nutricionista antes de iniciar ou mudar o seu consumo.
E como preparar essas bebidas da melhor maneira? Bom, isso depende muito do seu gosto pessoal, mas aqui vão algumas dicas:
- Para o café, prefira os grãos moídos na hora, que são mais aromáticos e saborosos. Use água filtrada e fervida, mas não deixe a água ferver demais, pois isso pode queimar o café e deixá-lo amargo. O tempo ideal de infusão é de três a quatro minutos. Você pode usar coador de papel, de pano ou de metal, ou uma cafeteira elétrica ou italiana. Evite adoçar o café com açúcar ou adoçantes artificiais, pois eles podem alterar o seu sabor e prejudicar a sua saúde. Se quiser, você pode acrescentar um pouco de leite, creme ou canela.
- Para o chá preto, use uma colher de chá de folhas secas para cada xícara de água. Aqueça a água até quase ferver (cerca de 90°C) e despeje sobre as folhas. Deixe em infusão por três a cinco minutos. Você pode tomar o chá puro ou adicionar um pouco de leite, limão, mel ou hortelã.
- Para o chá mate, use uma colher de sopa de folhas secas para cada litro de água. Ferva a água e desligue o fogo. Coloque as folhas em uma jarra e despeje a água quente. Deixe em infusão por dez minutos. Você pode tomar o chá gelado ou quente, puro ou com limão, laranja, gengibre ou canela.
- Para o chimarrão, coloque 2/3 de erva mate verde na sua cuia de madeira, tampe a boca da cuia com a mão e incline para a erva deverá ficar toda de um lado só, depois Levante um pouco a cuia, mas não totalmente, então coloque um pouco da água quase fervente (cerca de 80°C) para o pó da erva se acomodar. Espere a água ser absorvida, tampe com o dedo a boca da sua bomba e a coloque no fundo da cuida, enterrando na erva mate chimarrão, e depois vá tomando e servindo, completando com mais água conforme a infusão for acabando, podendo ser consumido com uma mistura (blend) de ervas.
Agora você já sabe um pouco mais sobre os benefícios do café, do chá preto e do chá mate para a sua saúde e longevidade. Lembrando-se: tudo com moderação!
Pois “A DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO ESTÁ NA DOSE” Paracelso, médico e físico suíço-alemão
Agora você já sabe um pouco mais sobre os benefícios do café, do chá preto e do chá mate para a sua saúde e longevidade.
Esperamos que tenha gostado deste post
Seu comentário ou sugestão sobre esse tema é bem-vindo, deixe-o abaixo. E não esqueça-se de compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais e inscrever-se em nossos canais ou newsletter! Até a próxima!
Fonte: Wikipedia, Eurekalert, British Medical Journal
コメント